RacionaiS GuilD

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Contador de Visita


2 participantes

    Tutoriais Básicos: Mind calc + Xpang + hwi

    Paulo100
    Paulo100
    Admin


    Mensagens : 397
    Pontos : 24838
    Reputação : 4
    Data de inscrição : 11/03/2011
    Idade : 50
    Localização : Praia Grande

    Ficha do personagem
    Pink Wind: 5

    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Empty Tutoriais Básicos: Mind calc + Xpang + hwi

    Mensagem por Paulo100 Sáb Mar 12 2011, 08:35

    Tutoriais Básicos Mind calc + Xpang + hwi



    Mind Calc “Calculo Mental”


    Alguns players ficaram interessados nesse metodo de calculo, então vou postar algumas dicas e metodos para um sucesso com calculo mental…
    Para o calculo mental, a pessoa precisa apenas de uma tabela hwi, e claro uma boa noção de como usala (para isso confira o topico explicativo: Clique Akie

    Sobre o Calculo Mental:

    Diferente do que muitos pensam, calculo mental é muito mais rapido e pratico, alem de você estar realmente jogando, e não um programa jogando para você.
    Porem, para calculo mental o jogador precisa de uma boa experiencia de jogo, com valores.
    Altura por exemplo, no começo é um grande problema, mas outro calculos como força e inclinação da bola são extremamente faceis.
    Para um real calculo mental ( sem nem uma ajuda de tabela, programa ou calculadora) indico que decorem o HWI de 2% em 2%, decorando os seguintes valores:

    % Distancia Influencia Calliper

    % é para quem não usa calliper, ai se faz uma media, caso caia entre 84% e 86% no caso, ai entra a experiencia do jogador com valores..

    Distancia é a distancia propriamente dita, que a bola vai chegar.
    Influencia é o quanto a bola será desviada lateralmente para aquela determinada distancia
    E calliper, e para força, para calculo mental usar calliper o torna muito mais facio, pois você decora uma sequencia, exemplo:

    82% 223,2 0,54 3
    84% 229,6 0,59 2
    86% 236,0 0,63 2

    Caso apos o calculo de terreno, vento e altura de 232,8 por exemplo, fazemos uma média entre 84% e 86%, seria no caso Influencia 0,61 e calliper +2, ou seja, se o calculo de 232,8 adicionamos 2 e colacamos no calliper, 235 arredondando…
    Para calculo de terreno é os valores fixos, 4 para 100%, e diminuindo conforme a %, porem diminui muito pouco, então não faz muita diferença
    Para Altura, eu fiz um metodo, peguei a média entre H+ e H-, e fiz um H só, e decorei, está funcionando perfeitamente, porém se o jogador tiver boa experiencia de jogo, não precisa decorar mais uma linha de valores…

    Existem 3 metodos para o calculo em sí, que são eles:

    Calculo Convencional:

    Que consiste em fazer o bom e velho Seno * Vento * Influencia.
    No meu ponto de vista, esse calculo é o mais demorado, porém o com menos erros na hora de descontar o calculo no green.

    Zoom com Seno * Influencia:

    Com este metodo você pode usar os varios videos que postaram no forum, mas ele basicamente se resume em, fazer o calculo do Seno * Influencia, descontar o resultado no green, e fazer virar 1 Power Bar com zoom out, e assim descontar o vento em Power Bars, ou seja, vento 1 desconta 1 Power Bar, vento 2 desconta 2 Power Bar…

    Zoom com Influencia:

    Este é o metodo que estou utilizando atualmente, é o mais rapido, e mais facio, porem tem que tomar muito cuidado com os erros na hora de descontar no green. Exemplo:

    Descontamos a Influencia no green, e então fazemos isso virar 1 Power Bar, no zoom out fazemos o calculo de Seno * Vento, e então descontamos o resultado…

    Dicas sobre Calculo:

    Para calcular, utilize a barra de conversas, para quem tem duvidas, aqui vai um exemplo do metodo convencional:

    Distancia 226
    vento 5 back
    angulo 42
    95% terreno
    Altura 2,68
    -2 de Influencia da Bola
    Green -0,35
    Tacada Backspin

    olhamos na tabela ( pra quem não decoro) ou lembramos dos valores:

    219 + 4 (terreno) + 2,68 * 1,07 (1,07 seria o valor do H unico que eu decorei, esse calculo eu faço apenas aproximação)= 2,9 + 3,3 vento ( valor aproximado, mas a base do calculo é hwi * co-seno * vento), esse seria o pin real, que da 229,2

    229,2 influencia 0,97 – 0,03 (altura):0,94 * 0,66 (seno de 42) * 5

    Para o calculo como se fosse na barra de conversas, ficaria assim:

    0,94 * 0,66 : “6 * 9 0,54″ “6 * 4 0,024″ 0,54 + 0,024 = 0,564 “6 * 9 0,054″ 0,564 + 0,054 = 0,62 (o ultimo 6*4 não se considera, pois não fara diferença alguma para o calculo..

    Então temos o Seno * Influencia que é 0,62 , então só falta fazer isso * vento, que ficaria:

    0,62 * 5 = “6 * 5 3 ” e ” 5 * 2 0,1″ ou seja, 3,1 o calculo final, só adicionamos/tiramos as influencias da bola/green

    3,1 – 0,46 – 0,35: 2,3

    lembrando que a influencia da bola é hwi / 4 para cada quebra

    Ai podemos descontar em Y ou PB, para PB pode ser usar os valores:
    1: 0,22 2 : 0,43 3: 0,65 4: 0,86 5: 1,08


    Fonte : www.gmaniacos.com


    Última edição por Paulo100 em Seg Out 08 2012, 07:37, editado 5 vez(es)
    Paulo100
    Paulo100
    Admin


    Mensagens : 397
    Pontos : 24838
    Reputação : 4
    Data de inscrição : 11/03/2011
    Idade : 50
    Localização : Praia Grande

    Ficha do personagem
    Pink Wind: 5

    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Empty Tutorial Completo BS ( by Xpang)

    Mensagem por Paulo100 Ter Mar 15 2011, 13:20

    Básico Calculo Mind acima ^^


    CLIQUE NA IMAGEM PARA VER NO TAMANHO REAL !

    TUTORIAL XPANG


    Formula para o desvio lateral no BackSpin:

    Seno do angulo x Força do vento x Influencia do taco

    Alem de adicionar ou subtrair as inclinações da bola / green que explicarei detalhadamente abaixo.

    Seno do angulo:

    Eu uso calculadora cientifica "Cassio FX-82SX", mas para quem não possui uma e deseja evitar a calculadora do Windows, coloco abaixo o seno dos ângulos de “1” á “99” graus, para facilitar a utilização de uma calculadora simples:

    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Senolo10



    Força do vento:

    Na figura abaixo você pode obter claramente a força do vento no lugar desse "?" independente da direção do vento / posição da seta azul:

    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Ventos10



    Influencia do taco:

    Na realização do BackSpin utilizo como influencia "1,13" para os tacos Wood "1W, 2W e 3W" obtendo um grande numero de acertos.

    Para poder explicar passo a passo, loguei no PangYa é entrei no modo família utilizando como exemplo o buraco nº. 1 do mapa WizWiz.

    Vamos ao que interessa?

    Desvio Lateral

    1º Passo - influencia do vento no Desvio lateral.

    Deparo-me com um vento de força “3”em um angulo de “60º” à direita como mostro na figura abaixo:

    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Angulo10




    Lembrando que para ter uma melhor visualização do angulo entrei em modo de visão aérea apertando o segundo botão do mouse / botão direito!
    De tanto jogar eu já pego o angulo no olho, mas no começo criei uma boa ferramenta para decifrá-los e utilizei nesse exemplo para que não houvesse falhas!
    De uma olhada no fim do tutorial em ferramentas como cria-la e utiliza-la!

    Neste caso utilizei a Formula BackSpin citada acima
    Seno do angulo = seno de 60º = 0,8660 x Força do vento = 3 x Influencia do taco = 1,13

    0,8660 x 3 x 1,13

    Pronto tenho o primeiro resultado!

    "2,93"

    2º Passo - influencia da Inclinação na bola no Desvio lateral.

    Observe na figura abaixo a inclinação na bola detalhada:

    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Ibwv510



    Cada quebra nessa linha verde que estão circuladas em vermelho é referente a 0,2 de inclinação.

    Para ter uma melhor visualização, segurei Ctrl + seta para cima "^" e soltei a barra de força como se fosse realizar a jogada, mas deixei-a ir até o fim e voltar sem interrompela, assim as quebras ficarão bem mais nítidas. Fiz esse processo “2” vezes e já consegui decifrá-las!

    Repare que nessa inclinação o lado esquerdo da linha verde é mais alto do que o direito o que faz com que a bola seja arremessada para o lado mais baixo. Nesse caso o lado direito!

    Encontrei “3” quebras na linha verde, e como já sei que cada uma delas é equivalente a 0,2 de inclinação, multipliquei o numero de quebras por 0,2.

    3 X 0,2

    Oba tenho o segundo resultado!

    "0,6"

    3º Passo - Influencia da inclinação do green no Desvio lateral.

    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Igaw410

    A figura abaixo indica claramente a inclinação do green, de uma olhada:



    Todo quadrado preto grande no green tem um ponto preto, esses que estão sendo indicados por uma seta vermelha que é o que determina a inclinação.
    Observem que novamente estou utilizando uma ferramenta by xpang para que tudo corra certo!
    Repare que essa ferramenta desvenda um segredo que todos sonhavam em saber.
    Ela divide o quadrado preto em 20 partes cada parte apontando para um número e cada número apontando para uma determinada inclinação.
    O centro do quadrado preto aponta a "0" Zero de inclinação e a mesma vai aumentado para direita ou para esquerda de "1 a 9" desvendando a inclinação do green de acordo com a tabelinha abaixo.

    0=0,0
    1=0,1
    2=0,2
    3=0,3
    4=0,4
    5=0,5
    6=0,6
    7=0,7
    8=0,8
    9=0,9

    Nesse exemplo o ponto que determina a inclinação da exatamente em cima da linha da ferramenta que aponta para o número “3” do lado direito!
    Então eu já sei que o green jogara a bola 0,3 para o lado direito.

    Que beleza, consegui o terceiro resultado!

    "0,3"

    Passo final - Adicionando ou Subtraindo os resultados dos 3 primeiros passos.

    Já notei que nesse caso todos eles estão jogando a bola para a direita!
    Então eu somo os três resultados ficando assim:

    2,93 + 0,6 + 0,3

    É isso ai consegui o resultado final do Desvio lateral.

    "3,83"

    Se o resultado final aponta para o lado direito, quer dizer que simplesmente eu tenho que colocar 3.83 do lado contrario, ou seja, do lado esquerdo para Zerar tudo e acertar o Buraco .

    Tem um cara aqui já perguntando, mas o que significa 3,83?
    R: Essa contagem é feita por quadrados no green aqueles que se intercalam em 2 tons de verde., cada quadrado desse vale “1”.

    Para ter uma melhor visualização dos quadrados eu apertei o segundo botão do mouse / botão direito e tendo a visão aérea dei um zom com o Shift + seta cima "^" até chegar aonde eu queria!

    Você deve ta se perguntando... Hum, mas o green do Buraco “1” da WizWiz é todo torto num é retinho como o “2” da Blue Lagon, como vou fazer pra medir???

    Eu não tenho esse problema, veja como é fácil na figura abaixo:

    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Latera10



    Viu como é fácil? É só imaginar uma linha paralela na altura do buraco e medir por ela e não ir contando por cima ou por baixo dos quadrados que vai dar erro mesmo.

    Bom 3,83 pra esquerda já em sua posição.

    Força

    Observe:

    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Dauv110


    Na figura acima temos “2” dados importantes que são eles:

    Distancia do buraco e Altura do buraco.

    A distancia é o que esta em vermelho bem estampado 218
    A altura é o que esta em branco logo acima 1.10

    Então eu somo a distancia com 80% da altura.

    1.10 x 80% = 0,88
    218 + 0,88 = 218.88

    * Lembrando que a altura pode ser negativa, não é esse caso, mas poderia me deparar com -1.10 então em vez de somar eu subtraiu ok?

    Sempre adiciono as seguintes Jardas "y" a mais na força com o BackSpin:

    1W = +19
    2w = +16
    3w = +15

    Como pelo resultado acima já estou a 218.88y do buraco vou ter que usar o 1W.

    218.88y + 19y = 237.88y

    Influencia do vento sobre a força:

    O vento também influencia na força final, então quer dizer que se eu bater na barra a 238.1y eu vou isolar hehehe!

    Se esse vento “3” estivesse em um angulo de “0” graus pra frente retinho e eu eu batesse na barra com a força “237.88y” a bola iria parar á aproximadamente “3y” alem do buraco, e se estivesse com o angulo “0” só que para traz ela cairia aproximadamente “3y” antes.

    Vou ser bem sincero agora... Normalmente eu do uma olhada, fraciono meio no olho adiciono ou subtraio o que eu acho que pode ser e meto bala

    Mas como tenho que ser perfeito nessa tacada, vou fazer bonito!

    Neste caso eu sei que a bola esta com o vento “3” pra frente e em um angulo de 60º então para achar a quanto à força do vento impulsionara a bola pra frente eu vou utilizar uma formula baseada no co-seno do angulo.

    Abaixo uma lista com os co-senos de ângulos de "1 a 90" graus:

    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Cossen10



    A formula para a influencia do vento sobre à força é a seguinte:

    Co-seno do angulo x influencia do taco x força do vento

    Co-seno do angulo = co-seno de 60º = 0,5000 x Influencia do taco = 1,13 x Força do vento = 3

    0,5000 x 1,13 x 3

    O resultado é 1.69

    Pronto agora sei que o vento jogara a bola a 1.69y mais forte então vou subtrair 1.69y do meu ultimo resultado!

    237.88y - 1,69 = 236.19

    Pronto o resultado final da força é:

    236,19

    Obs:
    Se a bola estiver no Rough ao invés do Farway adicione “4y” a mais no resultado final.

    Para ter o resultado em porcentagem "%" eu pego esse resultado final 236.19 e divido pela força total do meu taco 1w sem o PowerShot que é 240 e multiplico por 100.

    236,19 / 240 x 100 = 98,41

    Pronto, tenho que jogar a bola com aproximadamente a 98,41% da barra de força!

    Observe:

    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Barral10


    Resumo...

    Desvio Lateral

    1º - 0,8660 x 3 x 1,13 = 2,93

    2º - 3 X 0,2 = 0,6

    3º - 0,3

    2,93 + 0,6 + 0,3

    Resultado = 3,83

    Força

    1º - 80% de 1.10 = 0,88

    2º - 218 + 0,88 = 218.88

    3º - 218.88y + 19y = 237.88y

    4º - 0,5000 x 1,13 x 3 = 1.69

    5º - 237.88y - 1,69

    Resultado = 236.19


    Que eagle linduuuuuuuuuu!

    Veja o resultado na figura abaixo:

    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Eaglej10

    Essa Tabela abaixo os calculos estão prontos somente tirar a diferença:

    Por exemplo Vento 3 --- 15 graus
    Meu taco e 250y
    O hole está a 220y incluindo tudo

    vento 3 -- 15 graus na tabela o valor é 0,87

    com base no taco 230y então seria 230 - 220 = 10

    esses 10 vira 10% a menos de 0,87
    0,87 - 10% = 0,79 seria o q eu teria q tirar pro lado mais a inclinaçao da bolinha e do chão.

    Eu bateria na bola 220 - 3 do vento = 217 + 19 do taco 236 mais ou menos 95% da barra.

    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Tabeli10





    Última edição por Paulo100 em Seg Out 08 2012, 07:40, editado 4 vez(es)
    Paulo100
    Paulo100
    Admin


    Mensagens : 397
    Pontos : 24838
    Reputação : 4
    Data de inscrição : 11/03/2011
    Idade : 50
    Localização : Praia Grande

    Ficha do personagem
    Pink Wind: 5

    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Empty Tutorial Completo Tomawalk by NoeL

    Mensagem por Paulo100 Sex Mar 18 2011, 10:02

    TuToRial Toma BaCkSpin

    1° O maior problema dos Players e para aprender a calcular
    Issu e bem simples de se resolver..

    primeiro vc deve entender Que!

    Para calcular Necessita de uma certa experiencia no game pois nao adianta vc se matar pra calcular e no final errar O tomahawk e/ou o Spin.

    Se vc já passou essa faze .Bem, agora Pegue sua Calculadora e siga as minhas Instruções..

    Para calcular vc tem que ter a tabela do seno ..(Seno é um calculo que é feito nos minimus cuidados para chegar a uma conclusão certa de Longitude Latitude ETC..)

    Eu vou Passar pra vcs a Tabela de seno dos graus que eu Uso.

    05°=0.08
    10°=0.17
    15°=0.25
    20°=0.34
    25°=0.42
    30°=0.50
    35°=0.57
    40°=0.67
    45°=0.70
    50°=0.76
    55°=0.81
    60°=0.86
    65°=0.90
    70°=0.93
    75°=0.96
    80°=0.98
    85°=0.99
    90°=1.00
    0° vc não nescessitará calcular pois é um angulo reto!

    2° Agora que vc tem sua propria tabela de seno de Graus eu Vou te passar a Influencia das taqueiras.. Anote ai issu e muito importante.


    Influencia dos tacos:

    1W = 0.85

    2W = 0.90

    3W = 0.97

    3° Pronto vc já tem o seno dos graus e a influencia de suas taqueiras.
    Agora o que vc tem que fazer com issu?
    Simples.

    Exemplo de Jogo

    JoãoZinhu Estava no Hole 2 Da Blue lagoon..
    Ele se deparou com um vento 5
    Logo em seguida Percebeu que o Grau de Sua rosa dos ventos estava a 15° (graus) (Pra quem não sabe Rosa dos Ventos Se semelha a posição do vento e é de lá que vc vai tirar seus graus)
    Joãozinho Viu que O Hole estava A 228Y Então dedusiu que seria melhor uzar a taqueira n° 2W .

    Logo ele pegou sua Calculadora e Fez a seguinte conta.

    Vento 5 X Influencia da taqueira 2W= 0.90 X Seno do Grau 15° = 0.25 Logo a Conta ficou assim..

    5 X 0.90 X 0.25 = 1.13 Y

    Se vcs repararem em seu Green.Á Varios quadrados.Esses quadrados são equivalentes á 1.00 Y

    Assim Joãozinhu tirou 1 quadradinhu + 0.13 do Green , contra o vento.
    Porque o vento estava empurrando para a esquerda então Joãozinhu botou 1.13 para a Direita

    Joãozinhu uzou seu unico Power Shot e tacou Tomahawk com Backspin ;Por sorte ele tacou na força exata (A força vem de cada jogador , não existe um calculo Certo para a força exemplo do Joãozinhu que ja tinha uma ideia + ou - da Força que deveria tacar)...
    BuMMMMMM Muitas Moedas saltaram do Hole ,Foi Hio Na certa XD

    Obs.: esse Calculo Tambem pode ser Usado com a tacada Cobra. Só que a forsa é um tanto maior pois com Cobra a Bolinha chega a parar no chão petecando e com toma hawk vai direto.

    Bom,Explicação melhor que essa é dificil de dar. mais quem não compreender pode me postar perguntando..

    4° Agora se vc tem dificuldade para acertar o angulo use essa imagem para ter uma noção exata dos graus

    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Atgaaa10

    Te aconselho a imprimir essa imagem assim não terá que ficar minimizando o jogo.


    5° Outra coisa que causa Muito Problema é a inclinação do fairway e/ou do Rough

    Siga essa Imagem abaixo para ter uma noção da influencia dessa inclinação.

    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Inclin10

    Se a Bola estiver inclinada para o mesmo lado do vento vc devera somar a Inclinação ao resultado da continha de Tomahawk com backspin
    Se a Bola estiver enclinada pro lado contrario do vento vc devera subitrair a Inclinação ao resultado da continha de Tomahawk com Backspin.

    Obs.: essa inclinação tambem serve se vc for usar somente spin.

    6° se vc for uzar somente o BAckspin existe uma tabela com os calculos prontos para vc usar ,só basta saber o grau e o vento e pesquisar nessa tabela..

    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Tabela10

    Te aconselho novamente a imprimir essa tabela pra que nao precisa fika minimizando o jogo.


    Creditos:. Major
    Agradecimentos:. jcasc84
    Tutorial postado pelo JC antes


    Essa tabela abaixo já está pronta somente tirar a diferença como a explicação do final da resposta do tutorial backspin!

    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Tabe_t10


    systemmtv
    systemmtv


    Mensagens : 15
    Pontos : 24064
    Reputação : 5
    Data de inscrição : 13/03/2011

    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Empty inclinacoes bl galera !!

    Mensagem por systemmtv Ter Abr 19 2011, 20:55

    aproveitem bem :lol!:
    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Inclinacaoblulagondetal

    Paulo100
    Paulo100
    Admin


    Mensagens : 397
    Pontos : 24838
    Reputação : 4
    Data de inscrição : 11/03/2011
    Idade : 50
    Localização : Praia Grande

    Ficha do personagem
    Pink Wind: 5

    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Empty Re: Tutoriais Básicos: Mind calc + Xpang + hwi

    Mensagem por Paulo100 Dom Out 30 2011, 09:53

    TUTORIAL HWI COMPLETO by HikoKun

    Para quem não sabe HWI vem do termo em inglês que significa
    horizontal wind influence, no português claro, influência do vento na
    horizontal.

    0. Conhecendo sua tabela de HWI:

    De fato o primeiro passo é conhecer sua tabela HWI, ela deverá conter os
    seguintes dados:
    PIN ou Distancia: este dado significa distancia do buraco.
    Calliper ou Calibrador: Valor da força usando o item calibrador do jogo.
    % ou Força: valor em porcentagem da jogada , sua barra de força completa equivale a 100%, geralmente a força em % vai de 79.8% a 100.00%.
    HWI: influencia do vento.
    H+: valor real para cada 1m de altura (+) positiva.
    H-: valor real para cada 1m de altura (-) negativa.
    Agora que você já conhece o conteúdo da sua tabela HWI vamos ao próximo passo.

    1. Encontrando a direção da jogada:

    Para saber qual será o HWI usado na jogada, você terá de fazer a seguinte
    conta:
    Distância do Buraco + Terreno -+ altura do buraco -+ a força gerada pelo vento.
    Mas como saber se você deve somar ou subtrair a altura do buraco? Simples, para
    altura (-) você deve subtrair no valor da distancia, para altura (+) você deve
    somar no valor da distancia.
    Para saber a força gerada pelo vento faça o seguinte calculo: cosseno * vento *
    hwi da distancia ( VOCÊ DEVE IGNORAR ALTURA PARA ESTE
    CALCULO!!! Ou seja, se o buraco está a 214, você fará cosseno * vento * hwi de
    214y ) feito isso você terá o valor da força gerada pelo vento ( guarde
    este valor, ele será usado para o calculo da força futuramente ).
    Mas como saber se devo somar ou subtrair a força gerada pelo vento? Simples,
    para vento Norte você deverá subtrair e para vento Sul você deverá somar.

    Feito isso você terá encontrado o HWI inicial, agora você terá que encontrar o
    HWI final, que será usado para calcular a direção da jogada.
    Para encontrar o HWI final você terá duas equações para jogadas diferentes:
    a) Para Backspin você fará Altura * 0.015 +- HWI inicial que será seu HWI final.
    b) Para Tomahawk e Dunk você fará Altura / 100 +- HWI inicial que será seu HWI final.
    Mas como saber se é pra somar ou subtrair no meu HWI inicial?
    Para altura (-) você deverá somar, pois o desvio será maior.
    Para altura (+) você deverá subtrair, pois o desvio será menor.
    Após todo este procedimento você fará está equação:
    Seno do angulo * vento * hwi final = direção.
    Simplificando:
    sin * vento * hwi final = direção.

    2. Encontrando a força para a jogada:

    Para encontrar a força da jogada você fará o seguinte calculo:
    Distância do buraco +- ( altura * H+ ou H- ) +- força gerada pelo vento. ( H+ para
    altura positiva, H- para altura negativa ).
    Como já foi dito acima, altura (-) você subtrai e altura (+) você soma, a
    diferença é que para a força você utilizara a altura REAL do buraco. A força do
    vento que você calculou anteriormente será utilizada também no calculo acima. Feito isso você encontrará a distancia real do buraco, agora é só você olhar na sua tabela HWI para ver qual é a força que está na linha da distancia encontrada.

    3. Inclinação da bola:

    Para inclinação da bola você fará o seguinte calculo: HWI Final / 4 ou HWI final * 0,25
    Ambos cálculos resultarão no mesmo resultado.

    4. Exemplos:

    Agora partiremos para exemplos práticos, começando por:

    Tomahawk backspin

    Taco 1w - Drive 264
    Dados do buraco:
    Hole 2 Blue Lagoon 231
    Terreno: Tee ( 100% )
    Distancia: 231y
    Altura: 3.10m
    vento: 5m
    angulo do vento: 30 graus ( norte ).

    Primeiro calcularemos a força gerada pelo vento:
    cosseno do angulo * vento * hwi da distancia
    0,866 * 5 * 0,578 = 2,50 ( guarde este valor! )

    Agora encontraremos o HWI Inicial:

    Distancia + Terreno +- altura +- força gerada pelo vento
    231 + 0 ( tee 100% ) - 3.1 - 2,50 = 225,4

    Agora você vai na tabela e veja qual valor equivalente a 225,4y para Tomahawk, este valor é 0,535.

    Agora encontraremos o HWI Final:

    Agora você fará o ajuste da altura no seu HWI Inicial, que é obtido pelo seguinte calculo;
    altura / 100 +- HWI inicial:
    -3.1 / 100 --> 0,031+ 0,535 = --> 0,566 <-- Este é seu HWI Final!

    Como você está no tee provavelmente não haverão quebras na bola, exceto em alguns mapas como sepia wind e north wiz, que em alguns holes possuem quebras no tee.

    Feito isso é só partir para equação final;
    Seno * vento * hwi final =
    0,5 * 5 * 0,566 = 1,415 <-- Está é a sua direção final / mira !

    Agora para calculo da força na jogada;
    Distancia terreno +- altura real +- força gerada pelo vento =
    231y - 3,65 - 2,50 = 224,85~225--> Agora olhe na tabela e veja qual a % para 225y --> 83%.
    Pronto está será sua força utilizada na jogada!
    Agora é só contar , mandar a força pedida e acertar pangya!

    Tomahawk com quebra na bola

    Taco 1w - Drive 264
    Dados do buraco:
    Hole 1 Blue Lagoon 425
    Terreno: Rough ( 95% )
    Distancia: 233y
    Altura: 0.26m
    vento: 9m
    angulo do vento: 32 graus - direção do vento: sul e esquerda.
    Número de quebras na bola: 2

    Primeiro calcularemos a força gerada pelo vento:
    cosseno do angulo * vento * hwi da distancia
    0,848 * 9 * 0,589 = 4,49y ( guarde este valor! )

    Agora encontraremos o HWI Inicial:

    Distancia +Terreno +- altura +- força gerada pelo vento
    233y + 4y ( rough ) + 0.26 + 4,49y = 241,75y~242
    Agora você vai na tabela e veja qual valor equivalente a 242y para Tomahawk, este valor é 0,642.

    Agora encontraremos o HWI Final:

    Agora você fará o ajuste da altura no seu HWI Inicial, que é obtido pelo seguinte calculo;
    altura / 100 - HWI inicial:
    0.26 / 100 --> 0,0026 - 0,642 = --> 0,639 <-- Este é seu HWI Final!

    Agora você encontrará o valor de cada quebra;
    HWI Final / 4 * número de quebras
    0,639 / 4 --> 0,159 * 2 quebras = --> 0,319 <-- este é o valor TOTAL das suas 2 quebras.

    Feito isso é só partir para equação final;
    Seno * vento * hwi final +- quebras da bola =
    0.5299 * 9 * 0,639 + 0.319 = 3,36 tiles <-- Está é a sua direção final / mira !

    Agora para calculo da força na jogada:
    Distancia + terreno +- altura real +- força gerada pelo vento =
    233 + 4y + 0,35 + 4,49 = 241,84~242 --> Agora olhe na tabela e veja qual a % para 242y --> 88,7%!
    Pronto está será sua força utilizada na jogada!

    Agorá é só contar , mandar a força pedida e acertar pangya!

    Backspin

    Taco 1w - Drive 264
    Dados do buraco:
    Hole 2 Blue Lagoon 231
    Terreno: Tee ( 100% )
    Distancia: 231y
    Altura: 3.10m
    vento: 5m
    angulo do vento: 30 graus ( norte direita ).

    Primeiro calcularemos a força gerada pelo vento:
    cosseno do angulo * vento * hwi da distancia
    0,866 * 5 * 1,005 = 4,35 ( guarde este valor! )

    Agora encontraremos o HWI Inicial:

    Distancia + Terreno +- altura +- força gerada pelo vento
    231 0 ( tee 100% ) -3.1 - 4,35 = 223,55

    Agora você vai na tabela e veja qual valor equivalente a 223,55 para Backspin, neste caso você terá que encontrar 1 valor igual a media do hwi de 223 e 224, que seria 0,936. Este é seu HWI inicial.

    Agora encontraremos o HWI Final:

    Agora você fará o ajuste da altura no seu HWI Inicial, que é obtido pelo seguinte calculo;
    altura * 0,015 +- HWI inicial = HWI Final
    -3.1 * 0.015 = 0,0465 + 0,936 = --> 0,9825 <-- Este é seu HWI Final!

    Como você está no tee provavelmente não haverão quebras na bola, exceto em
    alguns mapas como sepia wind e north wiz, que em alguns holes possuem
    quebras no tee.

    Feito isso é só partir para equação final:
    Seno * vento * hwi final +- inclinação do green =
    0,5 * 5 * 0,9825 - 0,4 = 2,056 <-- Está é a sua direção final / mira !

    Agora para calculo da força na jogada;
    Distancia terreno - altura real - força gerada pelo vento =
    231y – (3.1 * 1.066) = 3,30 - 4,35 = 223,35 --> Agora olhe na tabela e veja qual a % para 223y --> 92,4%.
    Pronto está será sua força utilizada na jogada!
    Agora é só contar , mandar a força pedida e acertar pangya!

    Backspin com quebra na bola

    Taco 1w - Drive 264
    Dados do buraco:
    Hole 1 Blue Lagoon 425
    Terreno: Rough ( 95% )
    Distancia: 233y
    Altura: 0.26m
    vento: 9m
    angulo do vento: 32 graus - direção do vento: sul e esquerda.
    Número de quebras na bola: 2
    Inclinação do green: -0.5

    Primeiro calcularemos a força gerada pelo vento:
    cosseno do angulo * vento * hwi da distancia
    0,848 * 9 * 1.016 = 7.75y ( guarde este valor! )

    Agora encontraremos o HWI Inicial:

    Distancia + Terreno +- altura +- força gerada pelo vento
    233y + 4y ( rough ) + 0.26 + 7.75y = 245.01y
    Agora você vai na tabela e veja qual valor equivalente a 245y para Backspin, este valor é 1,166.

    Agora encontraremos o HWI Final:

    Agora você fará o ajuste da altura no seu HWI Inicial, que é obtido pelo seguinte calculo;
    altura * 0.015 -+ HWI inicial:
    0.26 * 0.015 --> 0,0039 - 1.166 --> 1.162 <-- Este é seu HWI Final!

    Agora você encontrará o valor de cada quebra;
    HWI Final / 4 * número de quebras
    1.162 / 4 --> 0.2905 * 2 quebras = --> 0.581 <-- este é o valor TOTAL das suas 2 quebras.

    Feito isso é só partir para equação final;
    Seno * vento * hwi final +- inclinação do green +- quebras da bola =
    0.5299 * 9 * 1.162 -0.5 0.581 = 5.62 tiles <-- Está é a sua direção final / mira !

    Agora para calculo da força na jogada;
    Distancia + terreno +- altura real +- força gerada pelo vento =
    233 +4y + 0.286 + 7.76 = 245.04y --> Agora olhe na tabela e veja qual é a % para 245y --> 99.7%
    Pronto está será sua força utilizada na jogada!

    Agora é só contar , mandar a força pedida e acertar pangya!

    5. Contando em tiles pela barra de força
    Observe a imagem abaixo:

    https://2img.net/r/ihimizer/img193/2595/contagemgreen.jpg

    Cada risco vermelho equivale ao valor de 0,22 ( 0,22 0,44 0,66 0,88 1,1 )
    Cada risco preto equivale ao valor de 0,11 ( 0,11 0,33 0,55 0,77 0,99 )

    https://2img.net/r/ihimizer/img190/5196/powerbars.jpg

    6. Como contar em PB? Simples observe a imagem abaixo:


    Imagem auto-explicativa.

    7. Tabelas hwi

    Tabela 250 hwi --> http://www.mediafire.com/?yzzc15ynytz
    Tabela 256 hwi --> .jpeg http://www.mediafire.com/file/ktzyzhuo2im/256hwi.jpg
    Tabela 256 hwi --> .xls http://www.mediafire.com/file/mvodnm1wiqy/256
    Tabela de seno e cosseno 1° a 90° --> https://2img.net/r/ihimizer/img69/8593/senocosseno.jpg

    8. Observações:
    a. Nunca arredonde o valor da distancia da força para menos! Exceto se for até 0,3y! Acima de 0,3 arredonde para 1y acima.
    b. Sempre que estiver contando, a cada click que você der pressione 0 ou HOME para dar zoom novamente no green, isso evita bug na hora de contar!
    c.Se você quiser converter o seu resultado para PB use o seguinte calculo:
    resultado final / 0.217 ( NUNCA USE 0.22 ).


    9. Bônus

    Inclinações para: IS, BL, WEST, NW, BM, BW, SS, SW, WIZ, LS, IC, DI, WH, SC
    --> http://www.mediafire.com/?mzeuwzdimrb

    Espero que gostem, e principalmente que aprendam !
    Esforcem-se!

    "Pessoas de sucesso esforçam-se ao máximo.
    O resto das pessoas espera ser empurrado.
    Quando alguém lhe obriga a se esforçar, você não chega aonde quer.
    A forma de determinar seu próprio destino é esperar o melhor de si mesmo e mais um pouco.
    Você sabe do que é capaz e só você é capaz de realizá-lo.
    Só você pode usar completamente o seu potencial. Ninguém pode fazer isso por você.
    Dentro de você existem possibilidades limitadas que te levarão onde você quer chegar.
    Seus desejos e as coisas que você quer na vida só se realizam porque você sabe, de alguma forma, que isso é possível.
    Você tem o que é necessário, então o use.
    Quando você se empenha em alcançar seus sonhos, nada pode detê-lo."

    Tutorial criado por Hiko – PangyAcademics TeaM
    Paulo100
    Paulo100
    Admin


    Mensagens : 397
    Pontos : 24838
    Reputação : 4
    Data de inscrição : 11/03/2011
    Idade : 50
    Localização : Praia Grande

    Ficha do personagem
    Pink Wind: 5

    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Empty Re: Tutoriais Básicos: Mind calc + Xpang + hwi

    Mensagem por Paulo100 Seg Out 08 2012, 08:05

    racionais

    Conteúdo patrocinado


    Tutoriais Básicos:  Mind calc + Xpang + hwi  Empty Re: Tutoriais Básicos: Mind calc + Xpang + hwi

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 12 2024, 11:29